Nos dias 6 e 7 de julho, o Campus Guanambi recebeu servidores de onze dos 14 Campi do Instituto Federal Baiano para um treinamento sobre o cultivo da palma forrageira. A atividade teve como objetivo apresentar técnicas de produção e uso da palma forrageira, bem como metodologia de experimentação e resultados consolidados de pesquisas conduzidas pelo IF Baiano Campus – Guanambi e instituições parceiras.

O público alvo foi composto por 20 servidores de Alagoinhas, Bom Jesus da Lapa, Catu, Governador Mangabeira, Itaberaba, Santa Inês, Senhor do Bonfim, Serrinha, Uruçuca e Valença, todos vinculados aos setores de produtivos de seus Campi, além de profissionais autônomos(as) de Guanambi.

O treinamento foi ministrado por servidores do IF Baiano – Campus Guanambi, com grande expertise no tema, como os professores João Abel da Silva, Marcelo Rocha, Paulo Emílio Donato e Sérgio Donato, o Coordenador de Unidades Educativas de Campo (Cuec), e o discente de Engenharia Agronômica, Rômulo Soares, bolsista da Iniciação científica (CNPq).

Nos dois dias de encontro, foram abordados os principais eixos de plantio, manejo, e uso na nutrição animal, apresentados por meio de pesquisas publicadas em periódicos científicos e em livros sobre técnicas de cultivo.

Nos últimos anos, a palma forrageira assumiu um papel importante na pecuária do semiárido, não só para pequenas propriedades, mas também nas médias e grandes. A sua resistência à seca e produção elevada de forragem tem feito com que o seu cultivo seja cada vez mas atraente para alimentação de rebanhos.

Neste contexto, a partir do Campus Guanambi, o IF Baiano vem contribuindo com pesquisas e atividades de extensão nas últimas décadas, avançando ao Norte de Minas por meio de parcerias com pesquisadores da Empresa Mineira de Pesquisa Agropecuária (Epamig) e Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), região de baixos índices pluviométricos, onde a palma tem sido bastante utilizada.

Vale ressaltar que a Bahia é o estado com maior área do semiárido, com 258 municípios compreendendo uma área de mais de 388 quilômetros quadrados, equivalente a quase 70% da área do estado.

Ver evento

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.